sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tráfico humano - Terceira Atividade Criminosa Mais Lucrativa

O Protocolo de Palermo, assinado por 147 países, definiu o tráfico de pessoas como sendo “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade [...] para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.”
Há uma estimativa de que o tráfico de seres humanos em todo o mundo atingiu o patamar de 600 mil até 800 mil de vítimas, segundo relatório global sobre Tráfico de Pessoas, elaborado pelo UNODC (escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime). A estimativa que o crime movimenta entre US$ 7 bilhões a US$ 9 bilhões por ano e é considerada como sendo uma das atividades criminosas mais lucrativas do planeta, perdendo só para o tráfico de armas e de drogas.
O mais absurdo que em pleno século XXI existem pessoas enriquecendo vendendo um semelhante.
Ainda segunda a UNODC 21,4 mil pessoas já foram identificadas como vítimas de tráfico em 111 países. Os dados estão atualizados apenas até 2006, mas já indicam que 22% delas são crianças, vendidas como escravas e utilizadas como para mendicância ou exploração sexual. As vítimas, em sua maioria, são mulheres.
A grande maioria das vítimas são jovens mulheres que são recrutadas por meio de fraude (falsa promessa de emprego no exterior) para fins de exploração sexual, mas nos últimos anos tem se visto  forte crescimento do tráfico de homens que são vítimas de trabalho forçado, segundo a ONU. O tráfico de mulheres, já representa cerca de 66%.
Em sua grande maioria, o tráfico de seres humanos serve ao trabalho escravo e à exploração sexual, que corresponde a 79%.
Dos 155 países estudados pela UNODC, 54% criaram unidades especiais anti-tráfico dentro do sistema policial e apenas 29% apresentam pelo menos dez condenações por ano.

Brasil
Estima-se que por ano cerca de 60 mil brasileiros são vítimas das redes internacionais de tráfico de pessoas e têm como principais destinos a Espanha, Portugal e Suíça, segundo a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), que é ligada ao Ministério da Justiça.
A grande maioria das vítimas, segundo os dados oficiais, são mulheres de famílias de baixa renda com entre 18 e 25 anos de idade. Nos destinos, elas costumam ser obrigadas a se prostituir.
Os traficantes mantêm elas sobre o seu poder, eles para convencerem elas a viajarem oferecem as passagens, a estadia e a alimentação, mas quando elas chegam no destino são obrigadas a trabalhar se prostituindo, até que consigam pagar o valor gasto por eles.
A ONU diverge dos dados da secretaria e estima que 100 mil pessoas sejam vítimas do tráfico de pessoas no Brasil a cada ano.



Denuncie o Tráfico de Pessoas
1. Divisão de Direitos Humanos da Polícia Federal

Telefones: (61) 3311-8270 ou (61) 3311-8705.
O Contato também poderá ser feito pelo endereço eletrônico: ddh.cgdi@dpf.gov.br
 OBSERVAÇÃO: Para denúncias fora do horário de expediente poderá ser acionado:

Plantão da Coordenação Geral de Polícia de Imigração (CGPI)
Tel: (61) 3311-8374
2. Núcleo de Assistência a Brasileiros, Divisão de Assistência Consular
Telefones: (61) 3411-8803/ 8805/ 8808/ 8809/ 8817/ 9718
Fax: (61) 3411-8800 E-mail: dac@mre.gov.br
 OBSERVAÇÃO: Para denúncias fora do horário de expediente, e para casos de extrema urgência no exterior: Telefone: (61) 3411-6456

Tráfico de Crianças e Adolescentes  
 No caso de vítimas menores de 18 anos, as denúncias deverão ser encaminhas à Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) - Presidência da República, pelos seguintes telefones: (61) 3429-9907, ou apenas disque "100"
 O Disque 100 é um número gratuito, coordenado pela SEDH, para quaisquer ligações feitas de dentro do território nacional, e conta com atendimento todos os dias, inclusive feriados e fins de semana, de 8h às 22h.
 O Ministério da Justiça garante sigilo da identidade do denunciante.

 Em caso de ligações realizadas de fora do, Brasil o serviço recebe ligações tarifadas pelo seguinte número: 55 (61) 3429 2800
A denúncia também pode ser feita via internet, pelo email: disquedenuncia@sedh.gov.br

6 comentários:

  1. é dificil pensar uma condenaçao justa para alguem q trafica outro ser humano..
    o q nao pode é ficar impune!!!

    parabens pelo blog e pelo post!!!

    http://filosofossuicidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Seu texto é ótimo, escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é absurdo isso ainda existir.
    Tô seguindo seu blog cara passa lá no meu depois:
    www.opiniaopromundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Um crime como esse merece uma grande punição. Parabéns pelo blog, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Parece completamente irreal... Mas, está tão perto de nós... Muito bom o post!

    ;D

    ResponderExcluir
  6. Ótimo Post !
    Muito interessante o blog !
    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

    www.bolgdoano.blogspot.com

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderExcluir