sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Negócios de Sucesso. Parte 1 – O Fenômeno Chamado Google

    Quem não gostaria de ser uma pessoa bem sucedida profissionalmente. Montar o próprio negócio, expandir e ser milionário e ser até bilionário.
    O blog Compartilhando Idéias com o intuito de fomentar o surgimento de empreendedores traz uma série postagens sobre o nascimento de grandes empresas, que no inicio foram frutos de sonhos, mas que formam hoje grandes corporações.
    Podemos dizer que nem mesmo os próprios co-fundadores da Google imaginam o sucesso da marca e que se tornariam bilionários, em pouco tempo.
    A Google fora criada pelo Jovens estudantes universitários Larry Page e Sergey Brin, que se conheceram no ano de 1995, em um curso de graduação da universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
    A idéia inicial que contribui para o surgimento da google foi devido as constantes discurssões entre Larry Page e Sergey Brin que chegaram à conclusão de que a busca por informações poderia a ajudar a organizar as páginas, uma dificuldade dos buscadores da época.
Primeiro Servidor da Google
    Em Janeiro de 1996, os universitários iniciam o projeto BackRub, o antecessor da Google. O projeto recebeu esse nome devido à sua habilidade única de rastrear os links na web. O primeiro servidor usado pelos visionários foi criado por Larry que possuía grande habilidade com hardwares. A arquitetura do servidor foi baseada em máquinas de baixo custo, devido a falta de recursos.
    O nome google nasceu do termo matemático “googol”, que de acordo com as informações do site oficial do buscador, um “Googol” corresponde a um termo da matemática que designa um número 1 seguido de 100 zeros.
    Já no ano de 1998, os amigos adquirem um terabyte em discos rígidos, capacidade de armazenamento muito grande para a época. Nasce o primeiro datacenter da Google, localizado no quarto de um dos fundadores na universidade. A Google ganhava popularidade, mas surgiu um problema enquanto as aranhas (programas de computador que mapeiam a web) trabalhavam, a internet de toda a universidade simplesmente parava.
    Page e Brin estavam endividados devidos aos gastos com a companhia e precisavam de um investidor. O primeiro investidor foi Andy Bechtolsheim, um dos co-fundadores da Sun Microsystems, que foi um dos poucos a ver o verdadeiro potencial do negócio. Durante sua apresentação ele, Bechtolsheim disse que tinha que sair para um outro encontro e se ofereceu para escrever-lhes um cheque, que fora enviado endereçado à Google Inc (ainda não havia sido constituída), no valor de $100.000. Os amigos foram obrigados a formalizar a empresa. Brin e Page conseguiram atrair outros investidores, com um investimento inicial de cerca de US $ 1 milhão.

página da google versão beta (teste)
    A primeira sede da google foi na garagem de um amigo, em Menlo Park, Califórnia. O motor de busca do Google já registrou cerca de 10.000 consultas por dia.
    No ano de 1998 a Google atinge surpreendentes 500.000 acessos diários e se move para uma nova sede. Haveria uma segunda troca neste mesmo ano.

Página da google sem o beta
     Em 21 de setembro, o serviço de busca da google sai da fase de testes e o ‘BETA’ é removido do logotipo.   
No ano de 2000 o crescimento da Google continuava assustadoramente. Pouco a pouco formava-se uma cultura única de trabalho. Em uma empresa que já contabilizava 60 empregados. As mesas dos empregados eram bastante simples e não haviam paredes (continua sendo assim). O Clima de informalidade favorecia a troca de idéias entre os empregados.
    Em Maio, após o recebimento de dois prêmios, o Google torna-se o maior portal de buscas da web, ao atingir o surpreendente número de um bilhão de sites em seu índice.
Página Inicial do Orkut
   Em 2004 o turco Orkut Buyukkokten, funcionário da empresa, desenvolve uma ferramenta de relacionamento social virtual, conhecido pelo nome do criador, Orkut. No início, era preciso receber um convite de alguém que já fosse membro para poder participar. O orkut é mais popular no Brasil, em outros países não possui tanta popularidade.
    A compra do serviço de compartilhamento de vídeos YouTube em outubro de 2006 pela pelo valor de US$ 1,65 bilhões (valor muito baixo, segundo alguns analistas) foi outro ponto alto da google. No momento da negociação, o site de vídeos completava cerca de um ano de funcionamento e hoje é uma dos sites mais visitados, comentados e uma ferramente de expressão audiovisual independente do mundo.
    O grupo google é formado por diversas subsidiarias. O YouTube, DoubleClick, On2 Technologies, GrandCentral, Picnik, Aardvark, AdMob.

co-fundadores Larry Page (esquerda) e Sergey Brin (à direita).

     Outro marco importante para a Google ocorreu no dia 31 de outrubro de 2007, as ações da Google superaram a barreira dos $700 dólares, na bolsa eletrônica Nasdaq.
    Para se ter uma noção do tamanho do grupo google, o valor de mercado da empresa atingiu a marca aproximadamente de 188 bilhões, e segundo alguns analistas o grupo passará em breve a poderosa Microsoft que é a 2º em valor de mercado a primeira é a Apple, com relação às empresas de tecnologia.
    Sergey Brin, um dos co-fundadores da google possui uma fortuna aproximadamente de $ 17,5 Bilhões e Larry Page outro co-fundador, possui uma fortuna de aproximadamente de $ 15 Bilhões, segundo levantamento feito pela revista Forbes em 2010.

11 comentários:

  1. Eu postei uma lista de todos os blogs interessantes que visitei esta semana
    O seu está entre eles, confira:
    http://descansandoamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Google é imbatível...
    A maior impresa da internet!
    Parabéns pelo blog, amei!

    ResponderExcluir
  3. Google é o exemplo de uma empresa que todos sonharíamos ter.
    E tudo surgiu com um pouco de ousadia, muita determinação e trabalho!

    Muito interessante seu post!

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse Google é um fenômeno... e exemplo com certeza... Um case de sucesso...
    Abraços
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A Google é a MELHOR!!! Com certeza!!! Uma idéia que deu muuuuuuuuuuuuuuuito certo!!!

    ResponderExcluir
  6. A Google é um ótimo exemplo pra quem tem um sonho na vida. Tem que ter inteligência, criatividade, força de vontade e perseverança. Só assim tornaremos nossos sonhos, realidade.

    http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. o difícil msmo de montar uma empresa é a sustentabilidade e recursos :s


    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
    sigo quem me sgeue e retribuo comentários

    ResponderExcluir
  8. aah nem sei o que seria da minha vida sem o orkut (:

    ResponderExcluir
  9. E aí cara, tudo bem? Envie seu banner para o meu blog para a gente ser parceiro de banner. Está aí o meu blog:
    http://diazdezumbi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Outro post bem elaborado que encontro aqui.. O Google é meu pastor..rs Eles fizeram um trabalho impecavel!!..

    ResponderExcluir
  11. google beta? nunca! >.<

    Seguindo , me segue?>>>
    http://felipemarggera.blogspot.com/
    sigo de volta!
    troco banners!
    faço parcerias!
    Dou minha opnião!
    cliq' in anuncio's
    abraço e Bom Tarde a todos
    by: @Felip3Candido

    ResponderExcluir