sábado, 5 de fevereiro de 2011

Experiência com Cinco Macacos... Aplicável ao Homem.

        Um grupo de cientistas montou uma experiência com cinco macacos, que foram trancados em uma grande jaula, e no centro puseram uma escada e um cacho de bananas pendurado, ao alcance daquele que subisse a escada.
Porem cada vez que um dos macacos começava a subir a escada, em busca da banana, os cientistas ligavam uma mangueira e lançavam um forte jato de água gelada sobre os outros macacos.
Após certo período de tempo, cada vez que um macaco tentava subir a escada, era atacado e fortemente surrado pelos outros quatro. Até que ninguém mais se atrevia subir a escada em busca das bananas.
Então os cientistas substituíram um dos macacos. O macaco novato, ao ver as bananas, tentou subir as escadas, porém tomou uma grande surra, sem saber o porquê. Após várias tentativas, e ter sido surrado em todas, acabou por desistir.
Os cientistas substituíram outro macaco. A história toda se repetiu. O segundo macaco substituto tentou pegar a banana e foi fortemente atacado pelos demais, inclusive pelo macaco anterior.
E assim os cientistas procedendo com a experiência trocaram o terceiro macaco, repetindo a mesma história, sendo surrado pelos outros, toda vez que tentava alcançar as bananas. Tendo sido trocado também o quarto macaco, a mesma história que acontecerá com os outros se repetiu com este e tendo trocado o quinto macaco, que desde o início havia sido mantido, aconteceu o mesmo fato que acontecerá com os outros, o macaco recém-chegado tentava pegar as bananas, era espancado pelos outros quatro, fazia outras tentativas, apanhava mais, até que desistia.

Nessa etapa da experiência os cientistas tinham um grupo de macacos diferentes do grupo inicial, portanto todos os macacos que ocupavam a jaula atacavam quem tentasse subir as escadas para alcançar as bananas, sem saber porquê atacavam, mas por uma tradição, por um conhecimento que fora passado para eles de que sempre que um deles tentassem pegar as bananas deveriam ser atacado.



CASO NÃO TENHA ENTENDIDO 
A EXPERIÊNCIA, ASSISTA AO VÍDEO.

Por muita das vezes fazemos determinadas coisas sem questionar o porquê de estamos fazendo e por qual finalidade, seja por estarmos seguindo uma tradição familiar, religiosa. O canal futuro em sua propaganda trouxe uma idéia interessante, de que “não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas”.
Devemos questionar mais, por que se aceitarmos o mundo do jeito que nos passa, como podemos mudá-lo? Ou ele está bom, sem violência, sem políticos desonestos, sem pessoas passando fome, sede.

           Fico extremamente afoito, animado, esperançoso quando vejo na Tv episódios em que a sociedade buscava e busca seu direito, não se importando com a tirania do governo. Em nosso país (grande Brasil) nossos deputados aumentam o próprio salário para um valor irreal, já que a atual situação do Brasil não permite nem o aumento do salário mínimo para um valor decente, e vêem nossos representantes e fazem uma barbaridade com a população brasileira. Outro episódio lamentável e a tal da pensão vitalícia para ex-governadores, mesmo que este tenha ficado no cargo por horas, será que a nossa população se alimenta adequadamente, principalmente aqueles que dependem do bolsa família, já que o governo os auxilia com um GRANDE VALOR.  Se formos trazer todos os fatos que nos causam indignação escreveremos no mínimo umas 100 páginas, porém a finalidade do texto é para nos atentarmos para a ideologia que nos tem passado principalmente pela televisão e para nós questionarmos e não para simplesmente aceitarmos a nossa atual situação.

11 comentários:

  1. Interessante o seu texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa excelente postagem. Incrivel como nós humanos (assim como os outros animais) seguimos tradição (muitas vezes sem sentido) sem saber por que, pelo simples fato de que "sempre foi assim". Pelo visto não somos muito mais inteligentes do que os macacos...

    estou seguindo seu blog, espero sua retribuição :D
    http://thenerdsarecool.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. http://descansandoamente.blogspot.com/7 de fevereiro de 2011 às 04:47

    O ser humano age muitas vezes pelo senso comum. De vez em quando venho aqui ajudar na rentabilizaçâo do blog>

    Fui.

    ResponderExcluir
  4. O sitema impõe e acabamos nos condicionando ao comodismo.
    Sensacional o post
    ;) Passa lá tbm...
    http://www.estigmaangel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Verdade!
    Infelizmente nos pegamos agindo de certa forma sem nem compreender o porquê!
    E a forma de contar através da experiência foi ótimo!

    ;D

    ResponderExcluir
  6. Já sou sua seguidora! Sempre curti o blog. Me segue lá tbm: http://mdefenestrado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. triste ver como as pessoas aceitam tudo tão facilmente, sem nem ao menos questionar o porque das coisas.
    a vida em sociedade, deprimente ver como a dita "evolução" nos trouxe de volta ao ponto de repensarmos se a cultura esta mesmo ajudando ...


    http://bonecozumbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. verdade... estou adorando o blog! estou seguindo... segue e comenta: http://patty-missgirl-patty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. É interessante isso, né.
    Seguindo teu blog, muito bom. (:
    http://versosjogadosnochao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. seu artigo sairá no nosso site

    http://www.linkdahora.com.br

    ResponderExcluir